INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO DE EMBALAGENS
A ARTENVAS, localizada em Alicante, tem uma forte reputação na indústria de embalagens de cartão. Fundada há mais de 50 anos, a empresa sempre se orgulhou nos métodos de produção modernizados para atender e superar os pedidos dos seus clientes. Dispõe de instalações com mais de 20.000 metros quadrados totalmente dedicada à fabricação e armazenamento dos seus produtos.
Para garantir uma maior exclusividade, qualidade e serviço aos seus clientes, a ARTENVAS, após um estudo de mercado, decidiu implementar o software Sistrade MIS | ERP, que permite gerir todos os processos de negócio e produção da empresa a partir dos orçamentos, stocks e compras, planeamento e gestão da produção.
ENTREVISTA COM PEDRO BERNABEU PARA A REVISTA INFOPACK
A celebrar 25 anos de atividade, a SISTRADE promoveu em julho, no Porto, um encontro que reuniu clientes e parceiros tecnológicos. No âmbito do evento, a revista INFOPACK falou com o Grupo ARTENVAS, um dos principais utilizadores espanhóis das soluções de gestão da empresa para o setor do cartão canelado, para conhecer detalhadamente a sua experiência e visão sobre estas tecnologias.
Artenvas, empresa familiar sediada em Elche, Alicante, acumula mais de um século de tradição e mais de 50 anos de experiência na fabricação de embalagens de cartão ondulado impressas em offset. Graças ao seu capital humano qualificado e a instalações de vanguarda, oferece soluções de packaging personalizadas e alinhadas com os mais elevados padrões de qualidade. O seu compromisso com a inovação sustentável e a economia circular reforça o seu papel como referência no setor gráfico-industrial, tanto a nível local como internacional.
INFOPACK: Há quanto tempo confiam nas soluções da SISTRADE e que razões estiveram na base dessa decisão?
PEDRO J. BERNABEU: Trabalhamos com a SISTRADE desde antes da pandemia, cerca de sete anos. A escolha da SISTRADE como fornecedor informático deveu-se à necessidade de implementar um sistema de controlo de produção na nossa empresa que substituísse o que tínhamos, introduzindo novas técnicas de organização. Procurámos várias opções no mercado e a que mais nos agradou foi a da SISTRADE, porque transmitia um know-how importante no mundo do packaging e sabíamos que nos permitiria evoluir nesse sentido. No que diz respeito às soluções Sistrade ERP, atualmente utilizamos principalmente os módulos de Orçamentação, Compras, Stocks, Planeamento e Produção (controlo de processos). Este ERP é utilizado na nossa empresa pelos departamentos comercial e de produção, cerca de 60 pessoas.
IP: Que benefícios lhes traz no dia a dia?
PJB: Para nós, as principais vantagens operacionais derivam da obtenção de uma rastreabilidade completa das nossas produções, da melhoria no planeamento da produção e da otimização do processo de compras e da regulação de stocks. A automatização destes processos e o seu planeamento permitem-nos conhecer, a todo o momento, os custos incorridos e, por consequência, melhorar a gestão e tomar decisões quanto à rentabilidade da fabricação e à produtividade da fábrica.
IP: Como avaliam o suporte e a relação com a SISTRADE?/strong>
PJB: Gostaríamos de destacar a profissionalismo das pessoas responsáveis pela manutenção, assim como o seu elevado conhecimento do nosso tipo de negócio e dos desafios necessários para melhorar a gestão.
IP: Por que motivos recomendaria os serviços e soluções disponibilizados pela SISTRADE?
PJB: De todos os sistemas informáticos que tivemos oportunidade de conhecer para gerir a produção numa atividade como a nossa, consideramos que o Sistrade ERP é o mais completo e resolve, com o seu know-how contínuo, os novos desafios da indústria gráfica. O sistema de controlo do Sistrade adapta-se a qualquer fábrica industrial e, até agora, tem-nos fornecido informação que nos permite trabalhar com alguma tranquilidade sobre o que fabricamos e conhecer, acima de tudo, os dados das produções./p>
IP: Que necessidades futuras antevê para o vosso setor no que diz respeito ao desenvolvimento e às aplicações de software?
PJB: As aplicações necessárias no nosso setor e o seu desenvolvimento estarão fortemente condicionados pelas regulamentações legais, especialmente as relacionadas com o ambiente e sustentabilidade, bem como pela integração de novas tecnologias como a IA. Por isso, cada vez mais, as empresas precisarão de ser mais eficientes e ágeis. Tudo isto implicará avançar na melhoria da rastreabilidade dos materiais utilizados, no seu controlo, na automatização dos processos e na informação disponibilizada pelo sistema.
IP: O que valoriza mais num desenvolvimento de software para etiquetas/packaging?
PJB: A gestão do planeamento e a fiabilidade no controlo de processos, a sua automatização e rastreabilidade, e a obtenção de uma cópia de segurança da informação que nos permita realizar análises avançadas e simulações que ajudem a melhorar continuamente todo o processo produtivo.
Website: www.artenvas.es