INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO DE EMBALAGENS & EMBALAGENS FLEXÍVEIS
A Monteiro Packaging sedeada no Porto, é líder no mercado português desde 1950 e especializada na produção de embalagens flexíveis e cartão canelado para a indústria alimentar. A Monteiro Packaging ao reconhecer a necessidade de aumentar a sua eficiência operacional e otimizar os seus processos decidiu implementar o MIS|ERP - Sistrade software, nomeadamente os módulos de Orçamentação & Gestão Comercial, Gestão de Stocks & Compras e MES. A implementação do sistema não só melhorou a produtividade e a eficiência operacional, como também assegurou a redução de custos, mantendo os padrões de alta qualidade da Monteiro Packaging.
ENTREVISTA MONTEIRO RIBAS - Jornal Vida Económica [Versão PDF]
Monteiro Ribas Packaging e SISTRADE juntam esforços na gestão industrial
A Monteiro Ribas Packaging, empresa que produz embalagens em filme ou em cartão, essencialmente para o mercado europeu da indústria alimentar, desenvolveu um programa informático a feitio, tendo-se chegado à conclusão que poderia impulsionar o mesmo por via de um trabalho conjunto com a SISTRADE, numa perspetiva de “comunhão de interesses”, de acordo com José Barros, CEO da Monteiro Ribas. O empresário acompanhou de perto as sessões técnicas durante o S.Day 2021 da SISTRADE.
A decisão da Monteiro Ribas Packaging, enquanto empresa industrial, aderir ao projeto da Sistrade Software teve a ver, em grande medida, com o facto da tecnológica ser forte na área de produção. Com efeito, a equipa de engenharia da SISTRADE trabalha em áreas de produtos tecnicamente complexos e a Monteiro Ribas Packaging também tem essa particularidade industrial. Acontece que o Sistrade Software liga diretamente as máquinas da empresa ao sistema de gestão. “Verificou-se um casamento entre os dois programas, sendo que o sistema permite a ligação às máquinas de produção. Todas as máquinas têm um autómato e é assim possível gerir toda a produção.” As ferramentas de software estão alinhadas com as necessidades futuras da Monteiro Ribas Packaging, José Barros admite que ainda não é retirado todo o potencial da informação disponibilizada. Aliás, “vai ser recrutada uma pessoa para tratar exclusivamente desses indicadores. O Sistrade Software disponibiliza informação em grande quantidade, sendo que em chão de fábrica permite conhecer todas as varáveis necessárias à produção”. Mostrando-se satisfeito com a opção realizada, o CEO da Monteiro Ribas referiu a importância de existir uma parceria constante com a SISTRADE, empresa que tem uma oferta alargada na área da indústria 4.0 e de é possível tirar inúmeras vantagens. É possível ir mais longe, até porque o mundo da informática é ilimitado.
Nesse contexto, a Monteiro Ribas Packaging tem a intenção de entrar na impressão digital, enquanto um nicho de mercado e uma forma de diversificar a sua atividade. Trata-se de um sistema que permite custos mais baixos, desde que o cliente não repita o trabalho. José Barros assume que se trata de um mercado limitado, já que apenas até 20% da carteira dos clientes existente poderá avançar para o digital. “Ainda há muitas restrições neste mercado”, admite. Para todos os efeitos, vai-se manter a parceria com a SISTRADE, enquanto um parceiro de negócio e numa perspetiva de crescimento das duas partes.
Website: www.monteiropackaging.com