INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO ETIQUETAS

Fundada em Julho de 1995, a Adhesivos Orcajada, SAL é uma empresa espanhola de produção de etiqueta em Múrcia, onde trabalham mais de 100 pessoas em vários departamentos. A empresa desenvolve tecnologias de impressão flexográfica, oferecendo uma ampla gama de serviços que torna possível a obtenção de um produto acabado com as melhores condições do mercado em termos de qualidade e preço.

A Adhesivos Orcajada, SAL, depois de uma pesquisa de mercado cuidadosa de diferentes fornecedores de soluções MIS|ERP, concluiu que a SISTRADE é um parceiro de negócios ideal para a sua flexibilidade e escalabilidade em termos de configuração, bem como para as funcionalidades disponíveis para este sector específico de impressão de etiquetas. A solução vertical MIS|ERP para as empresas de impressão de etiquetas, permite uma gestão integrada de todos os processos de negócios, tais como a orçamentação de produtos complexos (etiquetas), facturação, compras, gestão de stocks, gestão de ordens de fabrico, recolha de dados de produção, entre outros.

ENTREVISTA A ALEJANDRO ORCAJADA PARA A REVISTA INFOPACK

No seguimento do 25.º aniversário da SISTRADE e no âmbito do evento realizado pela empresa portuguesa no Porto, em julho, a revista INFOPACk teve a oportunidade de conversar com um dos clientes de Espanha pioneiros na implementação das suas soluções de gestão no setor das etiquetas autoadesivas.

Fundada em 1996 por Pedro Orcajada e Mari Carmen Vicente, a Adhesivos Orcajada (Molina de Segura, Múrcia) consolidou-se no setor da fabricação de etiquetas autoadesivas para os mercados vinícola, cosmético, farmacêutico e alimentar. Em 2026, a empresa celebrará três décadas de história, num percurso em que a inovação tem sido fundamental. Desde 2013, a empresa confia nas soluções da SISTRADE, um parceiro tecnológico que a tem acompanhado na profissionalização dos processos e na transformação digital do seu negócio.

INFOPACK: Em 2013, a Adhesivos Orcajada foi pioneira ao apostar nas soluções da SISTRADE. Como surgiu essa decisão?

AO: Fomos, de facto, a primeira empresa de etiquetas autoadesivas em Espanha a dar o salto para a profissionalização do processo produtivo através de um ERP deste tipo. A principal razão para escolher a SISTRADE foi a sua especialização na área produtiva do setor das artes gráficas — um setor muito complexo devido ao seu tipo de produção. A versão web e a possibilidade de aceder aos dados de produção em tempo real foram fatores determinantes.

IP: Que ferramentas ou funcionalidades considera mais diferenciadoras no software e que benefícios trazem no dia a dia?

AO: A principal força está no sistema de recolha de dados na produção, uma área onde precisávamos de mais apoio e que nos permitiu dar um salto qualitativo. O importante não é tanto o dado em si, mas o que se pode fazer com ele. Graças aos dashboards de KPI’s, conseguimos medir rentabilidades por trabalho ou cliente com base nos tempos de produção, metros de material, desperdícios… No mundo empresarial em que vivemos, ter dados fiáveis é a base para uma melhoria contínua que permite ser cada vez mais competitivo num mercado cada vez mais exigente em todos os aspetos — custos, rapidez de execução, qualidade, etc.

IP: Que nível de integração alcançaram dentro da empresa?

AO: Esse é um dos nossos maiores feitos. Conseguimos que todos os departamentos trabalhassem com o mesmo sistema: administração, produção, armazém, faturação… Noutras empresas coexistem vários ERPs — um para a administração, outro para a produção, outro para a contabilidade —, o que gera ineficiências. Nós, após muito tempo e esforço, conseguimos fechar todo o circuito, o que acrescenta valor e transparência a todo o nosso processo.

IP: Como avaliam o suporte e a relação com a Sistrade?

AO: Como em qualquer serviço informático, surgem sempre incidências, e nem sempre é fácil compreender o alcance de cada pedido. Mas devo dizer que a Sistrade tem estado sempre presente, especialmente em situações críticas que exigiam uma intervenção imediata. Para além do aspeto técnico, destaco a relação humana e profissional: sempre trabalhámos com objetivos comuns, resolvendo problemas e gerando valor de forma bidirecional.

IP: Recomendaria as suas soluções a outros fabricantes de packaging?

AO: Sem dúvida. A qualquer empresa de embalagem flexível ou etiquetas. A SISTRADE é especialista no setor das artes gráficas, algo que outros ERPs generalistas, como o SAP, não oferecem, pois os seus módulos rígidos nem sempre se adaptam a processos tão complexos como os nossos.

IP: Olhando para o futuro, que necessidades tecnológicas prevê para o seu setor?

AO: Uma vez consolidada a fiabilidade dos dados, o próximo passo será a automatização de processos (RPA) e a integração da inteligência artificial. São conceitos muito presentes atualmente, mas a chave estará em como os ERPs os irão integrar para automatizar tarefas repetitivas e proporcionar agilidade e valor acrescentado.

IP: Finalmente, o que mais valoriza num desenvolvimento de software para packaging?

AO: A rapidez de resposta em situações críticas — quando uma incidência pode paralisar a produção — e uma evolução constante rumo à eficiência dos processos.

[Versão PDF] [Versão Website]

Website: www.adhesivos-orcajada.es

ADHESIVOS ORCAJADA, S.A.L.
ADHESIVOS ORCAJADA, S.A.L.