Nos dias de hoje, as Smart Factories têm especial atenção à pegada ambiental

O objetivo da SISTRADE foi desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão para caracterizar e otimizar a eficiência ecológica do sistema produtivo da organização, tendo sempre em mente a performance económica. Este módulo está preparado para simular cenários e gerar benchmarks de performance, comparando os níveis de referência.

O software de ecoeficiência Sistrade® ECOManager surge no âmbito do projecto mobilizador PRODUTECH-PSI: Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora, na actividade PPS 5 - Eficiência Energética e Ambiental dos Sistemas de Produção. O objectivo desta actividade passa pelo desenvolvimento de uma ferramenta de caracterização e melhoria da ecoeficiência de sistemas de produção, na qual a SISTRADE está envolvida como tomador dos desenvolvimentos e resultados, assim como a programação e comercialização do software.

ECOManager permite:

Facilitar a análise/avaliação dos balanços de massa e de energia dos sistemas de produção (Inputs/outputs)
> Incluir metodologias de definição de indicadores de desempenho económico e de desempenho ambiental (KPI e KEPI)
> Integrar o desempenho económico com o desempenho ambiental da empresa (ou de processos) e gera a informação necessária para a avaliação da ecoeficiência
> Apresentar resultados sob a forma de Dashboards (quadros resumo) de gráficos e tabelas em função das variáveis mais importantes para o utilizador
> Gerar o perfil económico e perfil ambiental da empresa ou processo em estudo
> Definir prioridades e aferir das ineficiências mais significativas, permitindo-lhe implementar ações de melhoria focadas na redução de custos, no uso mais eficiente de recursos e matérias-primas, e na redução dos impactes ambientais da sua atividade

Características Inovadoras

  • Simulação de cenários e definição de metas económico-ambientais:
    • Com os resultados obtidos o software permitirá ao utilizador simular alterações no processo de fabrico ou nos processos da empresa e avaliar os ganhos que poderão advir dessas alterações. A simulação de cenários também pode ajudar o utilizador a perceber quais as alterações/melhorias que terão de ser efetuadas para que determinadas metas/objetivos sejam alcançados.
  • Inclusão de indicadores de referência de desempenho para várias fileiras de atividade (benchmarking):
    • O software prevê a inclusão de valores de referência ou valores médios dos recursos mais representativos e tipicamente consumidos por uma dada fileira/sector, assim como das emissões (sólidas, liquidas ou gasosas). Com a inclusão de valores de referência o utilizador poderá comparar o desempenho do seu processo ou da sua empresa com os valores de referência da fileira.
  • Incorporação de listagens das melhores práticas e técnicas por fileira:
    • As listagens de boas práticas permitirão ao utilizador um suporte e guia para atenuar os problemas e as situações de ineficiência típicos da fileira. Estas medidas têm o intuito de ajudar o utilizador a melhorar o desempenho do processo ou da empresa.

Ecoeficiência

A ecoeficiência reúne as duas dimensões «eco» - de economia e de ecologia, para relacionar o valor do produto ou serviço com a influência ambiental. O objetivo primordial da ecoeficiência é acrescentar valor líquido à empresa/processo/produto "Fazer mais com menos".

A ecoeficiência pode ser a métrica das empresas e organizações sustentáveis, para demonstrar o progresso económico e ecológico, traduzido pelo contributo (valor) para o bem-estar e correspondente utilização mais ou menos eficiente, dos recursos ambientais, económicos e humanos.

A quantificação da ecoeficiência estimula a valorização dos negócios, quer pelos proveitos da efetiva redução de custos (dos materiais, da energia e dos danos ambientais), quer pela transparência na comunicação das características dos processos/produtos.

Caracterização do desempenho de ecoeficiência

O Sistrade software ECOManager é uma ferramenta de apoio a decisão que conjuga o desempenho ambiental com o desempenho económico. Pretende, a quantificação da ecoeficiência de uma empresa ou processo/serviço, e a avaliação da sua evolução face aos objetivos e metas definidos.

Esta ferramenta de apoio a decisão, é também um simulador de cenários de melhoria que permitem, de forma iterativa, a convergência da decisão com os objectivos e metas e ainda, a gestão de hipóteses alternativas.

A apresentação de resultados, no Sistrade ECOManager, é ajustável pelo utilizador e utiliza uma linguagem perfeitamente integrada no controlo de gestão das empresas, nos domínios: ambiente, económico e social.

Software

O Sistrade ECOManager apresenta resultados para apoio à decisão, em quatro "módulos":

  • Análise de fluxo de massa e energia (AFME)
  • Avaliação de desempenho ambiental (ADA)
  • Modelo de cálculo da influência ambiental (MCIA)
  • Modelo de Cálculo do Valor (MCV)

Resumindo, ao longo do processo de quantificação da ecoeficiência a ferramenta permite a integração no controlo de gestão através dos procedimentos comuns:

  • Inventário de consumos e emissões
  • Balanço de massa e energia de cada área de estudo
  • Identificar os aspetos ambientais
  • Avaliar a significância dos aspetos ambientais
  • Definir objetivos e metas
  • Identificar princípios de ecoeficiência afetos à melhoria
  • Avaliar a influência ambiental
 
  • Definir valor da característica funcional
  • Calcular o valor conforme o sistema de normalização contabilística
  • Identificar e quantificar os indicadores de desempenho
  • Calcular os rácios de ecoeficiência
  • Parametrizar processo/serviço da empresa
  • Determinar evolução da ecoeficiência
  • Simular e comparar alternativas de medidas de melhoria
 

Os utilizadores desta ferramenta podem optar entre várias versões que diferem no nível de detalhe da informação necessária, sobre os processos e, consequentemente, na apresentação de resultados mais ou menos agregados.

A versão mais simples do Sistrade ECOManager, é adequada para um utilizador sem experiência na aplicação de metodologias: AFME, ADA, MCIA ou MCV, mas que conhece e detém informação sobre controlo operacional dos processos e sobre a definição de objetivos e metas. Nesta versão, a fronteira do estudo é limitada aos processos identificados pelo utilizador. Por exemplo, o consumo de materiais é contabilizado, mas não é tida em consideração a influência ambiental a montante do processo, decorrente da extração/produção/transporte dos materiais até à porta do processo. Em relação aos resíduos apenas é considerada a influência ambiental do tratamento dos resíduos, a jusante do processo que os originou, quando o destino seja a incineração ou a deposição em aterro. 

Por fim o utilizador pode aplicar a versão avançada que consiste num produto customizado que incorpora conhecimento e informação específica sobre o sistema produtivo a mapear/avaliar, e com detalhe sobre as possíveis melhorias a operar.

A customização requer alterações substanciais do software que só podem ser efetuadas com intervenção da equipa técnica do Sistrade ECOManager.

 

 

Veja mais sobre a solução de Ecoeficiência & Gestão de Energia:

CONHEÇA O NOSSO SOFTWARE

- Oferecemos uma solução de gestão para a sua empresa -