INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO ETIQUETAS
A Copidata foi fundada em 1970 apostando na produção de formulários em papel contínuo para computador. Durante a sua actividade, a Copidata foi alargando o seu portefólio de formulários para todas as soluções que o mercado solicitava, com especial relevo para os envelopes, tornando-se líder nacional em ambas as áreas.
Em 2015, já integrada no grupo multinacional Printeos há 8 anos, a Copidata abriu um novo capítulo na sua história através da aquisição das unidades de negócio da Etiforma e da Lithoformas.
Hoje a Copidata lidera em áreas tão diferentes como os rótulos e etiquetas auto-adesivas, a bilhética, os toalhetes impressos para a restauração, os envelopes e formulários e é dos principais prestadores de serviços de personalização e gestão documental do mercado.
Em 2016, a Copidata decidiu adquirir o MIS|ERP Sistrade® software que vai permitir uma gestão integral de todos os departamentos e unidades de negócio, desde a orçamentação específica (parametrizada) por tipo de produto (etiquetas, formulários, envelopes, etc.), gestão de encomendas, facturação, compras a fornecedores, gestão de stocks, gestão das ordens de fabrico até à recolha de dados fabris via terminais fabris, entre outras funcionalidades.
ENTREVISTA DA COPIDATA À REVISTA T&G - Apigraf [Versão PDF]
No contexto das sessões técnicas dedicado ao tema “Transformação Digital e o Futuro das Empresas”, para as quais a T&G foi convidada pela SISTRADE, efetuámos uma entrevista a Hugo Pardelha, da Copidata, S.A.
A Copidata é uma empresa de produção de rótulos, etiquetas, formulários entre outros produtos gráficos. Quer-nos falar um pouco da história da Copidata?
A Copidata é uma empresa com 50 anos de existência que começou com sócios nacionais. Em 1999, foi adquirida pelo Grupo EDP e vendida, em 2007, a um grupo espanhol, no qual se encontra até hoje. Em 2015, a Copidata fez um movimento de aquisição de duas empresas de uma assentada. Comprámos a Etiforma, especialista na área de rótulos e etiquetas, e a Lithoformas, que era líder na bilhética e produzia igualmente rótulos e formulários. Conseguimos, assim, criar uma empresa com várias áreas de negócios que não há em Portugal.
Quais os principais produtos e mercados em que atuam?
Prefiro dizer assim: todos nós mexemos em produtos feitos na Copidata, todas as semanas. Não nos apercebemos, mas mexemos. Somos líderes nacionais na produção de envelopes, somos líderes nacionais nos formulários, somos líderes nacionais na bilhética, somos líderes nacionais na parte de etiquetas para a indústria farmacêutica, e, sem estar a referir marcas, as principais marcas consomem os toalhetes produzidos na Copidata. Já temos produtos em exportação (indireta) em vários países. Posso dizer que no âmbito da pandemia, há um ano, conseguimos pôr produtos em Taiwan, em Israel, na Arábia Saudita e nos Estados Unidos da América. Conseguimos, pois, entrar em muitos países.
O que levou a Copidata a implementar o Sistrade Software?
A Copidata já tinha um sistema informático robusto, mas carecia de um sistema informático moldável para a indústria gráfica. Consultámos várias soluções e aí a SISTRADE perfilou-se como o sistema mais robusto e versátil para termos essa resposta, permitindo à Copidata uma gestão integral de todos os departamentos e unidades de negócio, desde a orçamentação específica (parametrizada) por tipo de produto (etiquetas, formulários, envelopes, etc.), gestão de encomendas, faturação, compras a fornecedores, gestão de stocks, gestão das ordens de fabrico até à recolha de dados fabris via terminais fabris, entre outros módulos.
O facto de o Sistrade Software ser forte na área de gestão de produção foi um aspeto importante no processo de decisão pela Sistrade?
Sim. Claramente.
A equipa da engenharia da SISTRADE trabalha em áreas de produtos tecnicamente complexos – a Copidata também tem esta particularidade industrial?
Tem. E não sei se foi a Copidata a cobaia da SISTRADE ou a SISTRADE a cobaia das necessidades da Copidata, pois tivemos desafios a que a SISTRADE teve de dar resposta.
Neste contexto de Transformação digital das empresas, o Sistrade Software pode ligar diretamente as máquinas da empresa ao sistema de gestão. Pode explicar a importância desta ligação às máquinas produtivas?
Acima de tudo a fiabilidade dos dados, a fiabilidade dos dados que estamos a analisar, a fiabilidade na produtividade das pessoas, isto é, conseguimos medir facilmente esses dados.
A SISTRADE tem uma oferta de soluções alargada na área da indústria 4.0. Estas ferramentas de software estão alinhadas com as necessidades futuras da Copidata?
Sim, e espero que no evento de hoje da SISTRADE sejam lançadas umas sementes para outros desafios. Aliás, nós próprios tencionamos lançar outros desafios à SISTRADE.
Está globalmente satisfeito com a SISTRADE?
Claramente. Mas considero que nunca podemos dizer que estamos totalmente satisfeitos, pois temos de ser sempre exigentes.
Recomenda Sistrade software a outras empresas?
Sim. Nós próprios temos esse sistema numa outra empresa do grupo e para quem está na indústria gráfica, seja qual for o tipo de produto que esteja a produzir, acho que é um software que oferece muitas garantias.
Website: www.copidata.com