INDÚSTRIA TÊXTIL

SIDÓNIOS MALHAS ENTRA NA INDÚSTRIA 4.0
A Sidónios está preparada para a era da indústria 4.0: máquinas de embalamento automático e ferramentas de redução de defeitos com recurso a inteligência artifical são dois dos exemplos dados por Alexandre Silva, production engineer, nesta entrevista ao T Jornal. O caminho da transformação tem sido feito com o apoio da SISTRADE, uma parceria que a empresa de Roriz recomenda: “têm uma visão muito proativa e inovadora, com eles conseguimos estar sempre um passo à frente”, diz.

Entrevista completa ao Jornal T [link[Versão PDF]

Pode falar-nos um pouco da Sidónios, nomeadamente a atividade e os mercados em que trabalha?
A Sidónios Malhas é uma das principais empresas portuguesas na produção e comercialização de malhas acabadas de elevado valor acrescentado. Situada em Barcelos, é normalmente conhecida pela a sua forte capacidade de desenvolvimento e produção de malhas exclusivas. Dada a nossa grande variedade de artigos (Moda, Criança, Desporto, Proteção,…) exportamos diretamente para praticamente todos os mercados do Mundo.

A Sidónios é uma empresa reconhecida como inovadora. Temos conhecimento que tem feito investimentos na área da Indústria 4.0. Pode falar-nos sobres os investimentos feitos nos últimos anos neste âmbito?
Para quem conhece e já trabalha connosco sabe que no que toca a desafios e desenvolvimentos a Sidónios tem uma grande capacidade na conceção de uma elevada variedade de malhas. Apesar de isso ser uma vantagem, torna-se desafiante controlar e estar a par de todos os desenvolvimentos. Por isso, ao longo dos anos, temos sempre mantido um grande investimento não só em coleções de malhas novas como em tecnologia, que nos ajudam a servir cada vez melhor os nossos clientes e a mantermo-nos a frente da concorrência. Tais investimentos são:
• Teares exclusivos e adaptados às necessidades do mercado;
• Várias ferramentas de redução de defeitos e aumento de rendimento. Muitas delas que já são instaladas na compra dos teares como outras posteriormente adaptadas com recurso a Inteligência Artificial para análise e redução de defeitos;
• Máquina de embalamento automático e software de auxílio à inspeção e categorização de defeitos;
• Através de uma rede interna em todos os teares, temos acesso Andon Boards para gestão assistida da produção e setups;
• Recentemente apostamos também num portal para clientes, algo que já há muito tempo queríamos oferecer aos nossos clientes, mas só mesmo com a ajuda da SISTRADE é que foi possível. Atualmente, neste portal os nossos clientes podem ter acesso ao estado atualizado automaticamente das suas encomendas, acesso às guias e às faturas;
• Planeamento em Gantt;
• Conexão integrada dos teares ao ERP.

É fácil encontrar pessoas e empresas nesta área da digitalização industrial?
Não, no meu entender, atualmente muitas empresas tecnológicas estão a fugir da Indústria. Havendo pouca oferta, também há pouca evolução nesse ramo. Por sorte fomos abordados pela SISTRADE, que queria aumentar os seus ramos de negócios, nomeadamente na têxtil.

A Sidónios tem uma solução integrada de gestão dos seus processos de negócio? Que vantagens vê nas soluções integradas de gestão?
A nível interno torna o trabalho muito mais rápido e fácil. Só o facto de através de um navegador de internet ter acesso rápido a praticamente todos os pontos da nossa empresa, revoluciona o nosso método de trabalho. Num só software podemos saber desde se um tear está a andar à velocidade correta até informação de faturas, encomendas, recursos humanos… Isto tudo se reflete em que se possa ter uma gestão muito mais assistida de encomendas, dar informações mais detalhadas e rápidas aos clientes e fornecedores, ter um planeamento com informação da produção ao minuto.

A área de Gestão da Produção é sempre a mais crítica de gerir e muito importante – pode falar-nos um pouco da solução que usam?
O nosso foco é sempre fazer uma gestão com base na data de entrega. O mais importante para nós é ter as encomendas prontas na hora certa. E assim desenhamos as ferramentas para nos ajudar para tal. Temos um planeamento Gantt que é alimentado com informação dos teares e altamente flexível para quaisquer alterações espontâneas de clientes ou problemas adversos. Adon Boards com informação sobre o rendimento de cada tear, dias em falta para entrega da encomenda, prioridades de setup… Temos também reports mensais automáticos de performance de colaboradores que nos ajuda a fazer uma gestão dos nossos trabalhadores.

A Sidónios trabalha em áreas de produtos tecnicamente complexos. Como é que a digitalização e a indústria 4.0 resolve os dados técnicos das malhas bem como a gestão da produção?
Com a ajuda da SISTRADE conseguimos criar um módulo para criação de fichas técnicas bastante versátil onde é incluída toda a informação importante para a criação e replicação da malha. Além disso, montamos vários caminhos para que todos os pedidos passados pelo os cliente fiquem explícitos para os colaboradores que preparam e executam o setup para essa malha.

A Indústria 4.0 fala da ligação às máquinas. Existe ligação às máquinas? Como funciona? Pode explicar a importância desta ligação às máquinas produtivas?
Sim. Ligação aos teares ajuda a ter informação mais detalhada e mais rápida sobre as métricas de produção. No nosso caso apostamos por ter uma solução mais simples, onde nos focamos no que realmente é importante para nós: rendimento dos teares e redução de defeitos.

A SISTRADE foi a empresa escolhida como parceira nesta área da Indústria 4.0. Está globalmente satisfeito com os seus serviços?
Sim, é uma empresa que vem de outras indústrias e não está focada só na têxtil. Com eles trazem várias técnicas já desenvolvidas para outras indústrias, mas que se adaptam muito bem à têxtil. Têm uma visão muito proativa e inovadora onde em conjunto com eles conseguimos estar sempre um passo à frente da concorrência.

Recomenda a SISTRADE software a outras empresas?
Claro. Não só para tecelagem como para outros sectores da têxtil, a SISTRADE tem-se mostrado sempre a par dos desafios e a ser muito boa com as suas soluções.

----------------------------------------------------------------------------

ENTREVISTA ao Jornal Vida Económica [Versão PDF]

Sidónios Malhas e SISTRADE fazem parceria na área da produção
A Sidónios Malhas é uma empresa de referência a nível nacional no que toca a malhas em teares circulares. Há cerca de uma década foi iniciada a internacionalização, a empresa tem crescido de forma continuada e foi sentida a necessidade de aumentar a eficácia a nível produtivo. A SISTRADE foi escolhida para dar esse apoio necessário, como referiu à “Vida Económica” Alexandre Silva Sidónio, diretor da Sidónios Malhas.
“A SISTRADE apanhou-nos a meio a meio de um processo de alteração do ERP. Os seus responsáveis fizeram uma apresentação do potencial dos seus programas, tendo captado o interesse da Sidónios Malhas, em especial no que se referia à parte industrial. De ambas as partes houve a perceção de que havia um forte potencial para estabelecer uma parceria, o que acabou por vir a acontecer”, de acordo com Alexandre Silva Sidónio. Neste momento está a decorrer a implementação do programa, estando para breve a sua conclusão. Um dos aspetos importante é que a SISTRADE se revelou muito forte na área da produção, ainda que o setor têxtil apresente uma elevada complexidade.

Um bom programa de produção
Com efeito, a indústria têxtil envolve toda uma série de complexidades, desde logo há um elevado produto em stock, quer de matéria-prima quer de produto acabado. O desenvolvimento das amostras também levanta dificuldades. “Tudo isto implica um bom programa de produção. Todos os dias muda o planeamento e é precioso ter uma boa ferramenta, um bom apoio na área informática.” A resposta que tem sido dada pela SISTRADE a toda uma série de exigências satisfaz o responsável da Sidónios Malhas, tendo em conta que os resultados positivos já se fazem sentir.
Para o empresário, as soluções disponibilizadas pela SISTRADE, em termos de indústria, estão alinhadas com as necessidades futuras da Sidónios Malhas. “O que se passa é que se está a optar o máximo possível pela automatização, sem dar azo a erros.” Neste contexto, mostra-se satisfeito com a empresa de novas tecnologias, não só no que respeita ao produto selecionado, mas também com a equipa que dá todo o apoio necessário à implementação do programa. “As pessoas gostam de entender a área em si e este é um investimento com retorno garantido. O programa vai permitir que os colaboradores orientem a sua atividade para outras áreas essenciais ao bom funcionamento da empresa, até porque a burocracia também é substancialmente reduzida”, concluiu Alexandre Silva Sidónio.

Há uma década a vender para o exterior
A Sidónios Malhas é uma empresa do setor têxtil fundada na década de oitenta. A sua principal atividade é a produção de tecidos de malhas em teares circulares e, nos últimos 10 anos, tem sido feita uma forte aposta na internacionalização. Localizada em Barcelos, a empresa ocupa uma área de cerca de 18 mil m2, dos quais 12 mil cobrem um parque de máquinas composto por 70 teares circulares. Desde a sua criação, a Sidónios Malhas tem crescido sucessivamente, quer em volume de negócios, quer em relação às instalações e ao quadro de pessoal. Considera fundamental garantir a adoção de uma atitude de compromisso com a prevenção de erros, que as atividades se desenvolvam com respeito pelos requisitos aplicáveis, assegurando a melhoria contínua de processos e que os produtos e serviços – estando disponíveis a preços competitivos – sejam rentáveis.

Website: www.sidonios.pt

Sidónios Malhas, S.A.
Sidonios