Esta nova Associação advém dos contactos preliminares que desde 2013 a Confraria Polaca “The Polish Guild of Gutenberg Knights” desenvolveu em Portugal, contactando empresários e personalidades portuguesas, que comunguem os mesmos ideais e valores, com o objectivo de criar o ramo português dos Cavaleiros de Gutenberg.

A ideia desta confraria nasceu em França de onde foi transplantada para a Alemanha, Itália, Bélgica, Suíça e Polónia. A corporação Polaca presidida pelo Chanceler Jacek Kuśmierczyk defende e promove os valores de uma Europa justa e fraterna, difundindo a língua e a cultura dos povos, contribuindo para a preservação da palavra impressa e para a sua melhoria e desenvolvimento. De igual modo, promove a alfabetização e a difusão da educação e cultura, especialmente entre crianças e adolescentes.

A Associação Portuguesa agora constituída, sem fins lucrativos, denominada Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona, tem por finalidade principal defender e promover a palavra impressa, contribuindo por todos os meios legais ao seu alcance para a sua preservação, difusão, melhoria e desenvolvimento da comunicação impressa dos países da cultura e de língua portuguesa.

Para a prossecução dos seus fins, a Associação promoverá iniciativas de âmbito cultural, associativo e formativo, no espaço geográfico e cultural de língua portuguesa, relacionadas com o seu objecto.

A cerimónia foi dirigida pelo Presidente da Associação portuguesa Prof. Luiz Humberto Jardim Marcos, na qual foram investidos 14 novos membros – cavaleiros de Portugal, da Índia e de Espanha, que contribuirão nos seus países de origem para a promoção e visibilidade desta associação. A cerimónia terminou com a homenagem ao promotor desta iniciativa, investindo-se como membro honorário o Chanceler da confraria Polaca “The Polish Guild of Gutenberg Knights”, Jacek Kuśmierczyk na presença do Embaixador Polaco Sr. Jacek Junosza Kisielewski.

Os novos Confrades entronizados são Adão Fernando Ferreira da Silva presidente do conselho de administração da Multiponto, António Guilhermino Pires professor investigador de artes gráficas, Domingos Dias da Silva mestre encadernador e gerente da Imprensa Portuguesa, Domingos Ferreira Oliveira presidente do conselho de administração da Gráfica Maiadouro, Eduardo Viana director de produção da Bloco Gráfico, Fernando Manuel da Silva Alves da Rocha jornalista e vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Ginés Ramirez del Solar diretor geral do Grupo Inapa em Espanha e Portugal, Henrique Cayatte designer e professor universitário, João Palmeiro presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, Maria Manuela da Costa Ribeiro escritora e alma do evento Correntes d'Escritas, Munish Aggarwal industrial de artes gráficas da Índia, Pablo Serrano secretário-geral das associações Fespa & ASPACK, Paulo Sá Machado jornalista, ensaísta, historiador e Teresa Borba jurista e diretora geral da APIGRAF.

Presentes na cerimónia estiveram também os cavaleiros fundadores e os Órgãos Sociais da Associação Portuguesa, António de Sousa Ribeiro director geral da SISTRADE, Luís Filipe Correia director técnico da SISTRADE, Paulo Souto director da Sistrade, José Lopes Castro presidente da APIGRAF, Carlos Coutinho director geral da Ideal Artes Gráficas, Augusto Monteiro da Silva presidente do conselho de administração da Grafopel, Aurélio Mendiguchia director técnico do Instituto Tajamar, Fernando Fontoura director do gabinete jurídico da APIGRAF, João Henriques Baeta administrador da Olegário Fernandes, José Maria Pereira sócio-gerente da MAGCOP, José Paulo Nunes de Almeida presidente do conselho geral da AEP, José Barros director geral e administrador da Monteiro Ribas.

Durante a cerimónia e a título em comemoração da efeméride dos 550 anos da morte de Gutenberg, o Professor Guilhermino Pires presenteou a plateia com um profundo detalhe sobre a vida de Gutenberg.

Data: 22 de junho de 2018