A energia eléctrica, a água ou o gás, com o aumento constante dos preços e a preocupação para as questões ambientais, tornaram-se recursos cada vez mais valiosos. As empresas estão mais sensibilizadas para a redução do consumo energético. Mas, como podem agir? Que medidas são necessárias para aproveitar melhor o seu potencial? E, uma vez implementada a medida correspondente, como é reconhecida e documentada a sua eficácia? Estas perguntas levam a uma resposta: um Sistema de Gestão de Energia.

A SISTRADE, ciente de que os indicadores devem ser quantificáveis e mensuráveis, e a necessidade das empresas gerirem todas as áreas de trabalho, desenvolveu uma ferramenta que permite ter um controle de consumo de energia, como também identificar qual o centro de custo que provoca um consumo acima do esperado para que possa tomar as medidas necessárias.

O objectivo é melhorar a eficiência energética, o que exige um elevado controle, registrando os dados de uma forma simples e automática, e de seguida analisar esses dados e agir em conformidade.

Este módulo permite a monitorização de energia por equipamento ou máquina (gás, electricidade, água, ar comprimido) e permite:

Benefícios na implementação do módulo:

Para empresa é importante ter uma ferramenta de Gestão de Energia como esta, pois é a melhor maneira de obter a certificação da norma ISO 50001. Esta norma vem dar resposta à necessidade de reduzir consumos e aumentar a eficiência. Um dos atributos mais importantes a destacar da ISO 50001 é o requisito ".... melhorar o sistema de gestão de energia e o desempenho energético resultante ". A Certificação demonstra que o sistema de gestão de energia satisfaz os requisitos da norma ISO 50001.

Assim, a norma ISO 50001 exige à empresa uma demonstração do seu compromisso para economizar energia, reduzir custos e atender às exigências ambientais. Não há metas quantitativas especificadas. Cada empresa escolhe os objectivos que pretende definir e, em seguida, projecta um plano de acções para atingir essas metas. Com esta abordagem estruturada, uma empresa tem mais oportunidades para ver os benefícios financeiros tangíveis.

Eficiência energética pode ser entendida como a capacidade de executar o mesmo trabalho com um menor consumo e num mercado cada vez mais exigente, baixar os custos energéticos significa uma empresa mais competitiva.

O sistema de gestão de energia da SISTRADE pode tornar-se assim uma ferramenta indispensável para a melhoria dos consumos energéticos de uma empresa, aumentando a sua competitividade no mercado, assim como contribui para uma melhoria da responsabilidade civil, minorando o impacto da sua actividade junto da sociedade.

Data: 30 de janeiro de 2015