"Oportunidades de crescimento na indústria gráfica", foi a volta deste tema que se realizou um coffee break oferecendo recomendações, soluções práticas e experiências a fim de melhorar a competitividade das empresas gráficas.

Em primeiro lugar foram os presidentes da Graphispag, D. Miquel Heredia, da AIDO, D. Rafael Ros e D. Enric Galve de Sonimagfoto & Multimedia, que deu a sua visão da situação actual apontando para possíveis soluções.

A apresentação da SISTRADE foi realizada pelo Tony García, Director de Negócios de Espanha e América Latina, falou de uma visão geral dos problemas, tanto internos como externos, que estão a provocar uma necessidade de mudança de gestão da empresa. Diante desta nova situação surgem novos modelos de gestão que contando com a ajuda de ferramentas MIS/ERP conseguem que as empresas se tornam mais competitivas.

O sucesso da implementação de um sistema ERP está nas pessoas que compõem a empresa, a cultura da empresa e o impacto que a implementação de um ERP é gerada sobre elas. Portanto, a capacidade de mudar de gestão é um elemento chave a considerar, sendo um processo evolutivo e não revolucionário na operação da empresa. Uma correcta análise dos requisitos dos utilizadores e sua integração, desde o início do projecto, é o objectivo para conseguir bons resultados.

Data: 30 de abril de 2011