INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO ETIQUETAS
A BULHOSAS, empresa portuguesa com mais de 80 anos, atua no setor de impressão de etiquetas, oferecendo aos mais de 500 clientes compromisso e serviço de confiança. Atualmente exportam 40% da sua produção para países de referência. Nesse sentido, desenvolveram com variados parceiros soluções inovadoras que permite obter uma qualidade exímia no seu produto.
Seguindo a sua estratégia e pretendendo garantir a máxima qualidade de produto e serviço aos seus clientes, a BULHOSAS implementou o Sistrade software. Uma solução MIS|ERP com um conjunto abrangente de funcionalidades que permite um controlo e visibilidade em todo o seu fluxo de trabalho, desde a gestão de encomendas, definição técnica e pormenorizada dos produtos através das Fichas Técnicas, planeamento da produção entre muitas outras funcionalidades.
ENTREVISTA COM ALBERTO BULHOSA À REVISTA DO PAPEL
«Tínhamos necessidade, sobretudo, de integração»
A celebrar 90 anos de atividade, a Bulhosas é muito mais do que uma empresa gráfica especializada na produção de etiquetas e embalagem. A operar em S. João da Madeira, mantém o espírito de uma empresa familiar com história, mas investe de forma estratégica na inovação, na diferenciação e na transformação digital. A adoção do ERP da SISTRADE representa um passo decisivo nessa evolução.
Alberto Bulhosa, um dos administradores e um dos irmãos responsáveis pela Bulhosas (Irmãos), S.A., partilha o caminho lento, mas necessário para chegar ao ponto de partida daquela que viria a ser a transformação radical das operações no quotidiano da fábrica. «Foi um processo lento de análise e diagnóstico. No fim, nós optámos pelo ERP da SISTRADE em detrimento de outros softwares que existem no mercado, incluindo daquele que já estava implementado na nossa empresa», recorda. «Decidimos fazer uma mudança radical.» O objetivo da Bulhosas não passava apenas por modernizar, mas por repensar toda a forma como a informação circula internamente. Com departamentos a operar de forma autónoma, mas muitas vezes dependentes de dados e processos paralelos, a prioridade era clara: chegar a uma integração real. Alberto Bulhosa diz: «Tínhamos necessidade, sobretudo, de integração dos diversos módulos, nomeadamente o módulo de produção.» A solução da SISTRADE permitiu articular, num sistema unificado, todas as fases da operação, da orçamentação às ordens de fabrico, da produção à área comercial, da logística à faturação e, mais recentemente, à contabilidade, num esforço que também responde às exigências de certificações, essenciais para quem opera para mercados em que toda a cadeia de fornecimento tem uma responsabilidade acrescida, como é o caso da indústria alimentar. «Estamos a tentar integrar outras partes, por questões de obrigatoriedade, por exemplo devido a exigências relacionadas com a certificação FSC, que necessita de muita informação com origem na contabilidade. E, portanto, também temos o módulo de contabilidade integrado, e isso faz com que depois a gestão se torne mais ágil e se baseie em informação mais fidedigna», explica Alberto Bulhosa.
A eliminação gradual do Excel é sintomática de uma mudança mais profunda: a passagem para um modelo de gestão onde a informação integrada permite medir, otimizar e decidir com maior precisão. «Utilizar o Excel é muito cansativo e não há dúvida de que se perde alguma informação, que pode ser crucial», reconhece. «Com a integração da informação, termos uma gestão mais integrada, verdadeiramente ligada, que é o que realmente faz a diferença.» A decisão tecnológica está alinhada com o percurso da empresa, que alia a tradição da impressão às exigências da segurança e da rastreabilidade. Ao longo dos últimos 90 anos, a Bulhosas desenvolveu projetos de alto perfil de segurança e inovação, como a criação de etiquetas com ADN integrado, sistemas de autenticação por laser e palhetas de deteção química, atualmente utilizadas em muitos aeroportos internacionais. Contudo, é na capacidade de adaptação - ao cliente, à matéria-prima, ao tempo e à tecnologia — que a Bulhosas se destaca.
«O que defendíamos há 30 anos continua a ser prioritário e é que o setor precisa — e a maior parte dos outros setores também — de cooperação entre empresas, de gestão da informação e de formação », afirma. «Se conseguirmos conjugar tudo, temos todas as ferramentas para conseguirmos um sucesso a médio e longo prazo.»
A ligação à SISTRADE surge, assim, como parte de um caminho mais amplo. Não se trata apenas de implementar tecnologia, mas de reforçar o posicionamento da empresa como parceira de valor acrescentado, capaz de integrar informação, responder com agilidade e tornar realidade a ambição de ultrapassar a fasquia dos 100 anos de atividade. A dez anos de o conseguir, e numa época de celebração para a fornecedora de consultoria e soluções de software à medida, Alberto Bulhosa deseja «sobretudo que tenham sucesso, porque o sucesso deles será certamente também o nosso sucesso.» [VERSÃO PDF]
Website: www.bulhosas.com