INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO LIVROS
A Opolgraf é reconhecida como uma das melhores empresas no país, com aproximadamente 8 milhões de livros ao abrigo de 1.700 títulos produzidos anualmente. A cooperação com as grandes editoras na Polónia, e outras editoras estrangeiras prova que a Opolgraf está pronta para cumprir com os critérios mais rigorosos. A flexibilidade, a transparência, a confiabilidade, a entrega on-time e a comunicação imediata com os seus clientes são os pontos fortes e as metas da política de melhoria contínua da Opolgraf.
A oferta de serviços de impressão na melhor combinação de preço e qualidade levou à Opolgraf tomar a decisão de implementar um software de gestão MIS|ERP software. A Opolgraf escolheu solução Sistrade® por muitas razões, uma das quais é que o Sistrade® MIS|ERP software é uma solução 100% web based onde o utilizador não é dependente do sistema operacional e do hardware. O utilizador pode aceder a todos as funcionalidades do Sistrade® MIS|ERP software usando um laptop, tablet ou smartphone, independentemente do sistema operacional ou navegador.
ENTREVISTA à Opolgraf publicada na Revista Poligrafika VERSÃO PDF (Polaca) | Versão completa em Inglês
Entrevista com Bartosz Mazurkiewicz – Vice-presidente da gráfica Opolgraf sobre os detalhes da implementação do sistema Sistrade MIS|ERP e os benefícios que trouxe.
Sistrade MIS|ERP na gráfica Opolgraf
“Aqui e agora” graças ao Sistrade
Acho que a Opolgraf dispensa apresentações, no entanto, pode apresentar a empresa em poucas palavras?
A Opolgraf é uma das principais editoras de livros da Polónia. A sua inovação e qualidade de serviços são confirmadas por inúmeros prémios e certificações, como Diamond Forbes Award, Gazele Biznesu ou certificado de qualidade ISO. A empresa é frequentemente distinguida e apreciada pelos editores, pela comunicação, qualidade e pontualidade. Todos os anos, estamos entre os melhores nos mais importantes rankings da indústria, organizados pelas revistas Wydawca ou Magazyn Literacki Książki. A Opolgraf orgulha-se de mais de 70 anos de experiência, que se traduz na procura do mais alto nível de profissionalismo.
O que é um produto acabado típico da Opolgraf?
É, sem dúvida, um livro. Livros de capa mole e capa dura. Atualmente, a produção de livros ocorre numa fábrica de mais de 6.000 metros quadrados localizada em Opole. A nossa fábrica está equipada com máquinas offset planas Heidelberg, a última instalada em 2016. Também temos máquinas rotativas de frio, que aumentam significativamente a nossa capacidade de produção. Na pós-impressão temos duas linhas da Müller Martini para a encadernação, e os investimentos recentes na nova linha de encadernação de capa dura afetaram diretamente o nível de vendas no mercado interno e externo.
Qual é o tamanho da quota de exportação?
A Polónia continua a ser o nosso principal mercado, embora atualmente exportemos mais de 35% dos produtos acabados. Estamos presentes nas feiras de Londres, Paris, Gotemburgo, Frankfurt, Bolonha e, claro, em todas as feiras do livro na Polónia. Os principais destinos de exportação são os países escandinavos e o Reino Unido.
Há quase três anos, decidiu adquirir um sistema MIS|ERP integrado à SISTRADE. Já obteve o retorno do investimento?
Sim, absolutamente. O retorno do investimento ocorreu em muito pouco tempo, já na fase de implementação do sistema. O primeiro passo durante a implementação é a parametrização do módulo de orçamento, que consiste em definir todas as operações, matérias-primas, processos na nossa gráfica. Simplesmente transferimos as realidades da gráfica para a dimensão de IT. Na minha opinião, a característica mais importante do software é a capacidade de fazer estimativas online. Nada impressiona tanto os nossos clientes quanto a possibilidade de fazer um orçamento inicial no stand durante a feira do livro.
Suponho que a fase mais difícil foi a implementação do sistema, durante a qual foi crucial a cooperação de ambas as equipas de implementação (SISTRADE e OPOLGRAF).
Definitivamente, para concluir efetivamente o processo de implementação, o fator humano e a cooperação das duas partes é o mais importante. Admito que o processo de implementação consome tempo e energia. Este é o momento em que a empresa começa a fazer uma espécie de exame de consciência. Reconsideramos os custos de produção de produtos acabados. Observamos atentamente os processos. Cada elemento da vida da empresa é cuidadosamente analisado sob o microscópio. Já nesta fase, percebemos que a gama de produtos que parecia ser rentável, na realidade não era. Os produtos que começaram a registar crescimento de vendas foram menos rentáveis na produção do que outros. Aparentemente uma simples observação, porém, se não fosse a implantação do sistema, essa informação provavelmente passaria despercebida.
Eu percebo que o após foi mais fácil.
Nunca é fácil e nunca foi. A Opolgraf nunca vai para o fácil; definimos exigências muito elevadas para o Sistrade.
Definiu metas durante a implementação? O que queria alcançar após a implementação do sistema MIS|ERP?
O nosso primeiro objetivo foi criar uma ferramenta precisa para orçamentar o produto acabado. Neste orçamento, queríamos incluir tudo. Partindo da base - tipo de substrato, processo de impressão, níveis de dificuldade em todas as etapas de produção, desde a imposição até a pós-impressão. Esta é a base.
O módulo de orçamentos é a característica básica de qualquer sistema MIS|ERP, então porquê o Sistrade?
Para nós, a precisão dos orçamentos era importante e nem todos os fornecedores conseguiam fornecê-la. Por exemplo, o cálculo de embalagem de livros, empilhamento em paletes, colocação em caminhões de entrega também era importante. Como mencionei, uma percentagem muito grande da produção é exportada. Cada centímetro cúbico adicional da remessa é um custo adicional para nós. Atualmente, o sistema calcula automaticamente o método de embalagem mais vantajoso. Imagine que, embora tenhamos que definir mais de 100 operações, e o produto seja um livro, ou seja, um produto composto de muitos elementos, o tempo para concluir um orçamento é de cerca de 3 minutos.
A programação e o planeamento da produção também foram uma questão importante para a implementação? Sei que substituiu um dos principais sistemas de planeamento pela solução Sistrade.
Sim, é verdade. Há alguns anos, fizemos grandes investimentos num sistema de planeamento de produção. Foi um software que, aliás, opera no aeroporto de Viena. As enormes possibilidades oferecidas pelo sistema são muito complicadas e permanecem, em grande parte, sem uso na nossa realidade de impressão. Após configurar os módulos de orçamentos e gestão de produção do Sistrade (principalmente para aquisição de dados da máquina de encadernação), implementámos o módulo de planeamento de produção do Sistrade.
A configuração do módulo de planeamento do Sistrade foi demorada?
Pelo contrário, o tempo de implementação do módulo de planeamento durou praticamente uma semana. O planeamento realmente começa na fase de orçamentação. Um módulo de orçamentos bem configurado, onde o tempo de operação esteja devidamente definido, é a base para um bom planeamento. Simultaneamente, o planeamento é conectada ao módulo de produção, ou seja, às máquinas de produção. O planeamento “vê” o que acontece em tempo real na produção. Dedicar mais tempo e energia ao módulo de orçamentação configurado com precisão traz-nos benefícios na forma de produção rápida de ordens de trabalho e dados precisos durante o planeamento.
Quantos utilizadores utilizam atualmente o sistema Sistrade?
Quase todos os funcionários da gráfica, de uma forma ou de outra, têm contacto com o sistema, desde os operadores de produção, departamento de tecnologia, até a direção da empresa. Gostaria de acrescentar que a Opolgraf emprega mais de 140 pessoas.
Qual foi o seu primeiro contacto com a empresa SISTRADE?
Foi uma conferência organizada no Porto em conjunto com a Grafikus, parceiro de negócios da SISTRADE na Polónia. Foi lá que tive a oportunidade de conhecer a estrutura da empresa e ver o caso de implantação. Foi então que surgiu a primeira faísca de interesse. De seguida, a apresentação do sistema a toda a equipa Opolgraf foi concluída com uma decisão positiva. O facto da existência de um parceiro polaco, nomeadamente a empresa Grafikus, influenciou significativamente a nossa decisão.
Não tinha dúvidas sobre um fornecedor de Portugal? Não seria melhor apostar numa solução de uma empresa global na área dos softwares de impressão?
Em tempos de globalização e “internet of things”, a origem do fornecedor não tem importância. Para mim como decisor e gestor, o mais importante foi a experiência do fornecedor do sistema. A SISTRADE tem implementações em 25 países em muitas gráficas em várias partes do mundo por isso tem desenvolvido know-how. Então, porque não aproveitar a experiência da SISTRADE, não só para automatização de processos, mas também para atingir um nível superior.
Esse foi o argumento mais importante na escolha de um sistema?
Sim, esse foi o argumento mais importante. A segunda vantagem do sistema Sistrade foi o facto de ser um sistema baseado na web, portanto, de uma enorme mobilidade. Os nossos vendedores, nas instalações do cliente, podem fazer um orçamento rápido no tablet. O gestor de produção no smartphone tem uma visão prévia do plano de produção. Vivemos na era móvel e não vamos reverter essa tendência. Os clientes exigem tudo para “aqui e agora” da nossa gráfica, eu exijo todos os dados “aqui e agora” da minha organização.
Recomenda a SISTRADE a outras gráficas?
Penso que pelo que disse, não é difícil perceber que considero a decisão de implementar o software Sistrade uma decisão satisfatória. Com a consciência tranquila, posso recomendar o sistema e a equipa de implementação da SISTRADE a todos.
Website: https://opolgraf.com.pl