INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO DE EMBALAGENS
Fundada em 1993, a Tipocor tem como principal atividade a produção de folhetos farmacêuticos. No final de 2016, lançou uma nova área de negócio - caixas dobráveis - produzindo embalagens de papel. A SISTRADE forneceu à Tipocor uma solução vertical para a indústria de embalagens e impressão, permitindo a gestão e controlo dos processos industriais e de negócio da empresa.
A implementação do módulo de Orçamentação do Sistrade software melhorou significativamente o tratamento de pedidos de informação de clientes e orçamentos de trabalhos, permitindo à empresa gerar orçamentos precisos e atempados, melhorando assim a satisfação do cliente. Ao integrar a funcionalidade de Gestão Comercial, a Tipocor melhorou a sua capacidade de gerir as relações com os clientes e acompanhar o desempenho das vendas de forma eficaz, garantindo que cada projeto cumpre as especificações do cliente e os requisitos regulamentares. Além disso, a implementação do módulo MES da SISTRADE proporcionou à Tipocor uma visão em tempo real dos processos de produção. Desta forma, a Tipocor pode monitorizar o desempenho, identificar estrangulamentos e tomar decisões baseadas em dados para aumentar a sua produtividade.
No geral, a implementação do Sistrade software permitiu à Tipocor atingir níveis mais elevados de eficiência operacional, garantindo o cumprimento dos elevados padrões exigidos pela indústria farmacêutica.
ENTREVISTA COM HUGO ALMEIDA À REVISTA PACKAGING
«Hoje seria impossível trabalhar sem o sistema da Sistrade»
Especializada na impressão para a indústria farmacêutica, a Tipocor – Pharma Print construiu, ao longo de mais de duas décadas, um percurso marcado pela exigência, pela especialização e pela aposta contínua na qualidade.
Com sede em Frielas (Loures), a Tipocor consolidou a sua posição como fornecedora de referência de bulas, folhetos e embalagens, num setor em que o rigor e a rastreabilidade são determinantes. A aposta na transformação digital, através da implementação do ERP da Sistrade, representa um ponto de viragem decisivo na história da empresa. «A Tipocor é uma empresa gráfica especializada em trabalhar com farmacêutica, nomeadamente os folhetos, as bulas e as caixas. E é nesse patamar que estamos no mercado», explica Hugo Almeida, Administrador da Tipocor, que é também o proprietário da empresa.
A ligação à Sistrade começou entre 2016 e 2017, com a introdução de um primeiro módulo. A partir daí, o sistema foi crescendo de forma faseada, à medida que a equipa dominava cada ferramenta e integrava novas áreas de gestão. «Começámos com um módulo apenas no início e, à medida que fomos aplicando o conhecimento e usando a ferramenta, fomos comprando mais módulos. Neste momento, já temos uma série de módulos em funcionamento e, assim que cada um está a 100%, partimos para o seguinte, para não comprometer o funcionamento da empresa», refere o gestor.
Atualmente, o ERP da Sistrade está presente em praticamente todas as etapas do processo produtivo e administrativo, da abertura da obra e da ordem de fabrico à faturação, passando pela qualidade, recursos humanos, gestão, planeamento e iniciativas de melhoria contínua (Kaizen). «O planeamento é fundamental. Utilizamos o sistema desde a abertura da obra até à parte da faturação. Temos módulos de qualidade, de recursos humanos, de gestão e de planeamento. É uma ferramenta sem a qual não conseguiríamos trabalhar neste momento», sublinha Hugo Almeida.
A digitalização do processo produtivo, apoiada pelo software da Sistrade, veio trazer maior controlo e transparência sobre os custos e a produtividade, abrindo caminho a uma gestão mais analítica e sustentada. «Temos um módulo que nos permite medir a produtividade por operador e por máquina. Ainda não está a 100%, mas até ao final do ano estará concluído. Quando nos mudarmos para as novas instalações, avançaremos também para a parte de logística», explica. A evolução tecnológica acompanha uma transformação organizacional e física: a integração de uma nova gráfica adquirida recentemente e a mudança para instalações mais amplas. O objetivo é claro: unificar toda a operação num só espaço e num único sistema. «Assim como a nossa empresa de há alguns anos não tem comparação com o que é hoje, sem a Sistrade não conseguiríamos neste momento funcionar. Seria impossível termos os dados e indicadores que temos hoje, fundamentais para a gestão da empresa», afirma Hugo Almeida. A relação com a Sistrade é, nas suas palavras, «ótima, tanto com os colaboradores que já trabalharam connosco como com os que trabalham atualmente». A partilha de valores e de visão é evidente. «A Sistrade faz 25 anos, e eu tenho também 25 anos de Tipocor e de ligação às artes gráficas. O que desejo é o mesmo que desejo para nós: crescer de forma sustentada, sem colocar o negócio em risco, e ter tanto sucesso quanto eles tiveram até agora.»
O percurso da Tipocor ilustra o caminho de muitas pequenas e médias empresas gráficas que encontraram, na especialização e na integração tecnológica, o equilíbrio entre tradição e futuro. Da gestão familiar dos primeiros anos, centrada na proximidade com a equipa e no rigor do processo, à estrutura digital e analítica de hoje, a empresa soube evoluir sem perder o foco: ser uma referência de confiança para o setor farmacêutico. [VERSÃO PDF]
Website: www.tipocor.com