Optimize o sistema de gestão de stocks e compras da sua empresa

O software de gestão stocks e compras da SISTRADE é crucial para uma boa administração da empresa, pois o desempenho nesta área tem reflexos directos nos resultados operacionais e financeiros de uma empresa. É absolutamente importante nos dias de hoje ter um sistema rápido e eficiente capaz de dar suporte às questões determinantes para a decisão de comprar, o que comprar, a quem comprar e em que quantidades. Pelas razões apontadas, a SISTRADE tem à disposição dos seus clientes, um sistema de gestão de stocks e de compras bastante flexível e adaptável às diferentes regras de negócio de cada organização.

Porquê o software de gestão de Stocks & Compras da SISTRADE?

> Redução do tempo consumido
> Soluções costumizadas e versáteis
> Usabilidade
> Bom custo de oportunidade
> Ferramentas de gestão via web que providenciam o controlo total de todos os processos independentemente da sua localização geográfica
> Compreensão dos dados numa visão de 360 graus da empresa através dos dashboards, o que lhe garante poder tomar melhores decisões atempadamente

 

Gestão de Fornecedores

A gestão de fornecedores é responsável pela gestão de preços por fornecedores. Através desta funcionalidade, a empresa pode aceder a todas as informações que suportam as suas decisões relativas à sua cadeia de abastecimento assim como aos dados dos seus fornecedores.

  • Gestão interativa dos fornecedores e dos seus contratos de fornecimento
  • Artigos fornecidos por sub-família
  • Catálogo de artigos fornecidos
  • Catálogo de preços
  • Definição de listas dinâmicas de preços por regras de produto e por fornecedor
  • Transmissão automática ou semi-automática de consulta de preços a fornecedor
  • Análise de propostas e seleção de fornecedores com base em critérios pré-estabelecidos
  • Conversão da proposta selecionada para ordem de compra
 
  • Requisições internas podem ser efetuadas por utilizadores credenciados e devidamente autorizadas pelos responsáveis
  • Criação de Requisições Internas através de seleção direta de encomendas autorizadas
  • Preparação e emissão de ordens de compra para satisfazer as requisições internas previamente autorizadas
  • Pedido de orçamento rápido: Disponível à distância de um clique, sendo possível efetuar o pedido a vários fornecedores automáticamente via e-mail
  • Integração com as ordens de compra a fornecedores
  • Gestão de subcontratação tanto de serviços como de produtos
 

 

MRP - Material Requirements Planning

O planeamento das necessidades de material é um programa de análise com um algorítmo que permite planear as compras e controlar o inventário. É um programa que funciona por uma hierarquia específica de fases que determina que material devemos solicitar e quando. Esta ferramenta está organizada em fases logicamente ordenadas para assegurar a disponibilidade de componentes, materiais e produtos para poder criar automaticamente ordens de fabrico para a produção.

Encomendas -> Ordens de Fabrico

  • Necessidade de Materiais
    • Seleção dos materiais necessários
  • Árvore do produto
  • Reserva de material
  • Necessidades de compra
    • Cálculo das necessidades de compra e produção
    • Cálculo de datas e ligação aos prazos de compra e fabrico
    • Recálculo de datas e alertas de possíveis não conformidades dos prazos de entrega ao cliente
 

Outras funcionalidades

  • Sugere o cumprimento das ordens e do stock mínimo
  • Sugestão de reservas de materiais
  • Agrupa materiais para diminuir o tempo de inatividade da produção o que implica uma redução do tempo de configuração
  • Rastreabilidade dinâmica. Consequências de mudanças de reservas ou valores de compra
  • Gráficos 3D dinâmicos com cargas de máquinas vs tempo disponível
 

 

Gestão de Compras

Na Gestão de Compras o sistema analisa as necessidades de um armazém alertando para a reposição do stock. O utilizador pode requerer uma compra e mediante a lista de necessidades o sistema emite a compra ao fornecedor. Existe um controlo nas compras através de uma análise ao estado de satisfação das encomendas. A aplicação poderá emitir mapas com as entregas previstas de material e respectivos códigos de barras que serão utilizadas na recepção do material. Através da leitura dos códigos de barras o sistema regista a entrada do material, traduzindo automaticamente em movimentos de stock.

Análise de Necessidades

  • Análise das necessidades de armazém
  • Aviso para abastecimento de stock
  • Requisições de material
 

Compras

  • Aprovação de ordens de compra
  • Plano de distribuição por data ou por armazém
  • Envio da ordem de compra ao fornecedor
  • Envio direto por email
 

Gestão de Subcontratação

  • Envio do material para empresa subcontratada
  • Receção de material transformado
  • Performance das entregas
  • Valorização do material enviado pelo subcontratado
 

Faturas de Fornecedor

  • Registo das faturas recebidas do fornecedor
  • Integração nas contas correntes
  • Disponibilidade para pagamento na tesouraria
 

 

Gestão de Stocks

O módulo de Gestão de Stocks do software Sistrade® providência uma monitorização em tempo real e maximiza os benefícios do inventário just in time. É uma solução de stocks completa que abrange a totalidade do ciclo de vida do stock de forma a acelerar o crescimento do seu negócio e controlar todos os aspetos do seu inventário.

  • Stock disponível
  • Controlo de receções
  • Atualização do stock
  • Permite fazer diversos tipos de consulta ao inventário
  • Analisar a média do preço de custo e quantidades através da referência e tipo de produto
  • Analisar e pesquisar movimentos por produto
  • Saídas para a produção e suas devoluções
  • Correções de stock
  • Inventário com informação sobre compras, consumos e ajustes de stocks
  • Explicitação do custo de material por fase de produção
 
  • Consulta de receções agendadas de material pendente para entrega ou para repor o stock mínímo
  • Alerta de stock de segurança
  • Multi armazém
  • Localização de artigos no armazém
  • Entrada direta das quantidades registadas
  • Direct entry of the registered quantities
  • Registo da receção de material e confirmação à posteriori
  • Registo das receções dos produtos/serviços dos fornecedores
  • Registo de movimentos de artigos feito através de códigos de barras que rotulam os diferentes locais
  • Confirmação de receção
 

 

Custeio Industrial

Sistemas de Valorização/Custeio de Industrial de Matérias Primas e produtos finais.
Até ao presente, a comunicação do inventário à autoridade tributária, referente ao ano transacto, era realizada através do envio das quantidades em stock de cada produto. Esta comunicação foi alvo de alteração, sendo que a partir de 2021 (inclusive) passará a ser obrigatório o envio do inventário com a respetiva valorização de cada produto. Esta comunicação deverá ser realizada até ao dia 31 de janeiro de 2021, referindo o inventário permanente da empresa à data de 31/12/2020. Esta obrigatoriedade implicará maior rigor interno na gestão de stocks, de forma a que seja possível aferir as quantidades e valores em armazém, em qualquer data, com a identificação de todos os movimentos de stock realizados sobre cada produto.

Modos de Valorização
Para valorizar as saídas e transferências de matéria-prima e semi-fabricados, deverá ser definido o modo de valorização associado a cada artigo/grupo de artigos. Esta definição será utilizada para cada movimento de stock e incide em um dos quatro possíveis modos de valorização:

  • Preço médio do artigo;
  • Preço médio do armazém
  • Preço de compra
  • Custo standard

Critérios de Valorização
Ao nível dos movimentos de stock do artigo, todos os movimentos de stock são valorizados, de acordo com o método de valorização de entradas e saídas de stock. A definição do método de valorização deverá ser efetuada de acordo com cada processo empresarial.

Definição de Custos
Independentemente do sistema de valorização adotado, é importante que exista uma correta definição de todos os custos diretos. Estes custos representam o custo/hora de todos os recursos que intervêm nas operações.

[ver mais detalhe]

 

Relatórios

Possibilidade de visualizar vários mapas e relatórios de vendas, de gestão comercial e de gestão da relação com os clientes.

Gestão de Compras

  • Catálogo de preços do fornecedor
  • Análise das necessidades
  • Análise das compras e ordens de compra
  • Compras por artigo
  • Compras por tipo de artigo
  • Indicadores de gestão de compras
  • Custos de subcontratação
  • Controlo sobre faturas de fornecedores
 

Gestão de Stocks

  • Inventário
  • Conta corrente dos materiais
  • Sumário dos movimentos
  • Pesquisa de lotes e de stocks
  • Previsão de stocks
  • Controlo do consumo
  • Saídas para produção
  • Conta corrente de artigos
  • Rastreabilidade do lote do artigo
  • Preços do lote
  • Produtos acabados
  • Transporte
  • Devoluções ao fornecedor
 

 

Dashboards

Todos os módulos permitem a apresentação dos indicadores mais relevantes por cada área, tal como o total de faturação, a taxa de ocupação de stocks em armazém, ordens de fabrico aprovadas para produção, totais de débito e crédito, número de funcionários ativos, entre outros.

 

Testemunhos de utilizadores Sistrade software

 
  
 

 

 

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